A Obesidade é uma doença e não “falta de força de vontade”

admin • fev. 05, 2021

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma doença crônica e uma epidemia global.

No Brasil, cerca de 20% da população tem obesidade e o excesso de peso está presente em cerca de 60% das pessoas, sendo que os números apresentam um aumento expressivo nos últimos anos  e a tendência é de subirem cada vez mais.

Por outro lado, ainda existem muitos estigmas em relação à obesidade. Isso porque, muitas pessoas associam esta condição à falta de força de vontade para parar de comer em excesso e se exercitar.

Muitas pessoas também relacionam obesidade como estar acima do peso e não como estar portando uma doença.

Todavia, devemos deixar claro que a obesidade não é uma escolha e está associada a muitos fatores que merecem ser avaliados com atenção.

A obesidade é uma doença e merece a devida atenção

A obesidade é definida como excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde.

No geral, usamos o índice de Massa Corporal (IMC) como um dos parâmetros para diagnosticar se uma pessoa tem obesidade ou  sobrepeso.

No entanto, este índice, apesar de útil, é bastante simplório, pois através dele, não conseguimos avaliar a estrutura corporal e também sabemos que na realidade, a obesidade é uma doença multifatorial causada por uma série de questões, por exemplo:

  • Fatores genéticos;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Problemas sociais;
  • Distúrbios psicológicos.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira De Endocrinologia e Metabologia , a genética contribui com 70% para o desenvolvimento da obesidade.

Além disso, alguns distúrbios psicológicos e emocionais podem estimular a pessoa a consumir alimentos hipercalóricos ou ricos em açúcar.

O que ocorre muitas vezes é que, devido à falta de informações adequadas e do julgamento de pessoas não obesas, a pessoa com obesidade pensa que é culpada pela sua doença e associa sua condição à falta de força de vontade.

Assim, pode acabar entrando em um espiral descendente ainda maior, pois isso desencadeia processos de baixa autoestima, sensação de incapacidade, ansiedade e depressão.

Além disso, existem uma série de complicações e outras doenças que podem ocorrer devido a obesidade, por exemplo:

  • Hipertensão arterial;
  • Aumento do colesterol e triglicérides;
  • Diabetes;
  • Apneia do sono;
  • Acúmulo de gordura no fígado;
  • Infarto;
  • Acidente vascular cerebral.

É necessário procurar ajuda médica

Uma coisa é certa: para combater a obesidade o paciente precisará de ajuda médica.

Mais que isso, será preciso fazer um diagnóstico preciso para identificar todas as possíveis causas desta doença e então direcioná-lo para as diversas especialidades que forem necessárias.

O tratamento da obesidade é multidisciplinar e deve contar com ajuda de muitos profissionais e diversas formas de terapias.

Assim, podem fazer parte do time endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, médico do esporte, educadores físicos, cirurgiões, entre outros profissionais.

As mudanças no estilo de vida serão essenciais com a adoção de uma dieta menos calórica e um programa de exercícios físicos adequado.  

Além disso, pode ser necessário o uso de medicamentos, como controladores de apetite, ansiolíticos e antidepressivos. 

Todavia, isso irá depender do quadro de saúde de cada paciente e somente um profissional especializado poderá indicar a melhor forma de agir.

Existe ainda a possibilidade de realização da cirurgia bariátrica , principalmente, para pacientes que possuem IMC acima de 35 e tenham doenças associadas à obesidade, ou para aqueles que têm IMC acima de 40 e não conseguem emagrecer com outros tratamentos.

Diante disso, fica evidente a complexidade desta doença e a necessidade de acompanhamento médico regular.

Portanto, se você estiver obeso ou conhecer alguém próximo com esta doença, livre-se de todo e qualquer preconceito, comentários e pensamentos destrutivos.

Seja consciente, busque ajuda e orientação! Assim, essa jornada será muito menos difícil e mais positiva.

Compartilhe este conteúdo!

Bariátrica Acessível

Para você que deseja realizar a Cirurgia Bariátrica, de maneira particular, a Obesicenter desenvolveu um projeto de novas parcerias com hospitais e empresas de materiais hospitalares possibilitando a redução de custo da cirurgia.

QUERO AGENDAR
Cirurgia Bariátrica Baixo Custo - Obesicenter em São Paulo
Bariátrica Baixo Custo - Obesicenter em São Paulo

Quais planos são atendidos?

Informamos que este tipo de atendimento atende todos os planos através de reembolso particular!


Todo processo de solicitação, retorno e finalização do reembolso junto ao plano de saúde é acompanhado de perto com a equipe administrativa da Obesicenter, auxiliando o paciente do início ao fim de todo o processo.

QUERO AGENDAR
Trabalhos científicos apresentados e publicados em congressos e revistas por Dr. Marcelo Carneiro, r
29 jul., 2022
Trabalhos científicos apresentados e publicados em congressos e revistas por Dr. Marcelo Carneiro, responsável técnico Obesicenter.
Ozempic Cirurgia Bariátrica Obesicenter São Paulo
Por admin 08 mai., 2022
Ozempic ou Cirurgia Bariátrica? Entenda a melhor indicação para o tratamento da obesidade. Dr. Marcelo Carneiro fala sobre o assunto!
Quilos Mortais Cirurgia Bariátrica Obesicenter São Paulo
Por admin 21 jan., 2022
Quilos Mortais aborda o tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica. Falamos sobre o assunto neste artigo!
Mais artigos!
Share by: