Cirurgia do Aparelho Digestivo


A área de cirurgia do aparelho digestivo é bastante ampla e atua nas doenças do aparelho digestivo, restaurando e otimizando os processos digestivos do corpo humano.


Além de suas intervenções na região do estômago, a cirurgia do aparelho digestivo atua no esôfago, no tratamento de doenças da parede abdominal (como hérnias), na vesícula biliar, fígado, pâncreas, toda extensão intestinal, enfim, em todo aparelho digestivo.


Essa área trata muito mais do que refluxos, gastrites e demais problemas digestivos, e compreender quão vasta é sua ação, é fundamental para que as necessidades de cada paciente sejam atendidas corretamente.


O que é uma cirurgia do aparelho digestivo?

Existem diversos problemas que acometem o sistema digestivo dos pacientes, independente da idade, e muitos nem ao menos sabem que eles estão ocorrendo nessa região do corpo.


É por isso que é importante saber qual tipo de tratamento realizado pelo profissional que trabalha com a cirurgia do aparelho digestivo, buscando-o diretamente, caso haja necessidade. Essa área inclui:

  • Cirurgias de Hérnias;
  • Cirurgias orificiais – Hemorroidas, Fissuras e Fístulas que acometem a região anal;
  • Cirurgias do Fígado, Vesícula Biliar, Vias biliares e Pâncreas;
  • Cirurgias do Estômago e Intestino.


Cada paciente que tiver indicação para a realização de alguma dessas cirurgias, deverá ser avaliado e acompanhado por equipe experiente, para que possa esclarecer dúvidas e mitos em relação a estas cirurgias e obter a compreensão de sua importância, para resolução de seus problemas.

Cirurgia do Aparelho Digestivo em São Paulo - Obesicenter

Cirurgias de Hérnia

As hérnias podem acometer o sistema digestório de pacientes de todas as idades. Sua remoção geralmente ocorre através de uma cirurgia, que visa a correção do defeito anatômico da região, devolvendo o bom funcionamento dos órgãos. E isso só pode ser feito por um profissional especialista no assunto.


É por isso que a cirurgia de hérnia está listada entre as atividades do profissional que trabalha com cirurgia do aparelho digestivo.


Uma das hérnias mais comuns encontradas no sistema digestório é a hérnia de hiato. Assim como a grande maioria das hérnias, ela se dá pelo deslocamento de um órgão (estômago) através de um orifício da parede abdominal – (Diafragma- Cárdia) causando dores na região e levando a doença do refluxo gastro-esofágico.


Existem diversos outros tipos de hérnias que devem ser analisadas e tratadas por um profissional experiente, então não deixe de contar com ele.


Cirurgias de Hemorroidas – Cirurgia do Aparelho Digestivo

A cirurgia de hemorroidas é outra cirurgia realizada pelo profissional que atua na  cirurgia do aparelho digestivo.


A hemorroida é a dilatação das veias encontradas na parte inferior do ânus, podendo ser encontradas na forma externa (visíveis na região do ânus), quanto interna, que podem ser projetadas para fora da região anal.


Seja como for, a hemorroida é uma doença desagradável, incômoda e nem sempre pode ser solucionada através da aplicação de pomadas ou através do repouso.


Em casos de doença hemorroidária avançada, que seriam as hemorroidas de terceiro ou quarto grau, é possível que apenas a cirurgia ofereça alívio e qualidade de vida para o paciente.


A recuperação dessa cirurgia pode levar até 8 semanas, o controle da dor no pós operatório e os cuidados locais são muito importantes, para que o tempo de inatividade do paciente seja o mínimo necessário, por isso é recomendável que esta cirurgia seja realizada apenas por um profissional especialista no assunto.


Cirurgias de Fígado e Vesícula Biliar

Outra cirurgia que faz parte da área de cirurgia do aparelho digestivo é a cirurgia de fígado e da vesícula biliar.


Esses dois órgãos devem estar em pleno funcionamento do organismo, especialmente o fígado. Quando isso não acontece, por exemplo, como através da presença de pedras na vesícula, é preciso contar com auxílio profissional.


A depender do quadro que afetou a região do fígado ou da vesícula, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado por ele.


No caso da vesícula biliar, sua completa remoção pode até mesmo chegar a ser indicada, através de um procedimento chamado de colecistectomia.


Se os cálculos formados na vesícula chegarem aos canais do fígado, aí será tratada a condição de cálculo de vias biliares do fígado.


Ainda que ambos os casos tendem a caminhar de forma conjunta, isso não é uma obrigação – e somente um profissional poderá delimitar o bom funcionamento de cada um desses órgãos em seu caso.


Cirurgias de Estômago e Intestino – Cirurgia do Aparelho Digestivo

Finalmente, ao se falar da cirurgia do aparelho digestivo, é importante falar das cirurgias de estômago e intestino.


Essas cirurgias são bastante relacionadas à cirurgias bariátricas, ainda que não se limitem a elas.


Cirurgias voltadas para o câncer, que podem chegar até mesmo a remover um órgão por completo, por exemplo, o estômago (gastrectomia total).


Ambos esses órgãos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano e devem estar sempre atuando em seu potencialmáximo.


É por isso que tanto se fala da importância de uma boa alimentação e de cuidados com o estômago – que acabam por se estender à forma como o intestino absorve esses nutrientes.


É por isso que, em casos onde o funcionamento desses órgãos está prejudicado (ou prejudicando outros órgãos), é preciso contar com a cirurgia.


A diminuição do estômago também se mostra possível através da bariátrica, mas ela só é recomendada para indivíduos obesos.


Seja como for, a cirurgia do aparelho digestivo é fundamental para solucionar problemas que acometem todo o sistema digestório, sendo muito ampla em sua atuação e devendo ser realizada apenas por profissionais.

Share by: