Cirurgia ByPass Gástrico


O bypass gástrico é uma das modalidades do tratamento cirúrgico da obesidade, popularmente conhecido como cirurgia de Fobi-Capella, feito por videolaparoscopia, que consiste em uma técnica cirúrgica Mista (Restritiva e Disabsortiva), ou seja, o componente de restrição ocorre com o novo reservatório gástrico criado cirurgicamente com capacidade para aproximadamente 80mls e o componente de disabsorção é devido ao desvio intestinal, consequentemente o alimento deixará de percorrer a parte inicial do intestino, reduzindo a sua absorção.

Quem são os candidatos para o Bypass Gástrico?

Este procedimento é indicado para indivíduos que possuem IMC entre 35 e 40 com doenças associadas que são agravadas pela obesidade ou mesmo para quem possui IMC > 40 kg/m² (independentemente de ter doenças associadas).


Devem estar inclusos endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos, para que sejam identificadas formas de promover qualidade de vida e bem estar no dia a dia do paciente, antes e após o procedimento.


Quais são os riscos envolvidos nessa operação?

De maneira genérica os riscos envolvidos resume-se em cardiológicos, pulmonares e do procedimento cirúrgico em si (os mais temidos são a Fístula – vazamento de líquidos, a Obstrução Intestinal devido a aderências intestinais e a Embolia Pulmonar).


É preciso analisar atentamente esses riscos, uma vez que, além de serem minimizados junto a profissionais qualificados, os riscos trazidos pela obesidade, muitas vezes, são maiores do que os acima citados.

ByPass Gástrico em São Paulo - Obesicenter

Como funciona a recuperação envolvida na cirurgia?

O principal período de recuperação se inicia desde o pós-operatório imediato até o 15º dia. A alta hospitalar ocorre no 1º ou 2º dia após a cirurgia e na primeira semana a dieta líquida é o que mais incomoda, havendo progressão da dieta dia após dia.


Ao retornar para a casa, é preciso contar com a implementação de bons hábitos de saúde e de estilo de vida, sendo recomendada a ingestão de suplementos, vitaminas e de repouso parcial por, pelo menos, 15 dias.


É extremamente recomendado que sejam seguidas todas as recomendações de saúde feitas pelos profissionais envolvidos em todo o processo operatório, antes e depois da sua conclusão.


Ele atua apenas no emagrecimento?

Atualmente é de nosso conhecimento que após esta modificação cirúrgica que é feita no organismo, uma série de hormônios passam a ser liberados de maneira orquestrada, fazendo com que o paciente sinta menos fome e ainda consiga ter uma melhora das suas doenças associadas, como a hipertensão, diabetes, esteatose hepática, apneia do sono, entre outras.


A média de perda de peso com este procedimento é de aproximadamente 40% do peso total ou 60 a 80% do excesso de peso, é um ótimo procedimento para aqueles indivíduos que possuem Obesidade, Diabetes tipo 2 e/ou Refluxo Gastroesofágico.


Excelente na manutenção do peso a longo prazo.

Share by: