Nutrição

A especialidade em nutrição tem como função a manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável, que atenda às necessidades de cada paciente individualmente.


Ao falar de sua atuação em uma cirurgia bariátrica, esse profissional se mostra fundamental para que o paciente tenha um pré e um pós-operatório de qualidade e que conte com os melhores resultados possíveis.


É importante entender de que forma um nutricionista atua em um processo tão delicado quanto o que ocorre antes, durante e depois de uma cirurgia bariátrica, então confira mais informações sobre esse profissional.


O profissional de nutrição e a cirurgia bariátrica

A alimentação desequilibrada compõe um dos principais pilares nas altas taxas de obesidade encontradas no país.


Quando mal elaborada, ela impede que o organismo atue de forma otimizada e traz como resultado o sobrepeso e até mesmo a obesidade em pacientes de todas as idades.


O problema do convívio com a obesidade se dá especialmente em função das doenças adjacentes à ela, como o diabetes, doenças do coração e desregulações hormonais.


Para lidar da melhor forma possível com essas e outras situações, a especialidade de nutrição inclui:

  • A criação de dietas especializadas;
  • Intervenções rígidas alimentares antes da cirurgia;
  • Monitoramento pós-cirúrgico;
  • Manutenção de um estilo de vida saudável;
  • Atuação multidisciplinar.
  • Cada um desses pontos será melhor explicado abaixo para que uma compreensão completa seja alcançada.

A criação de dietas especializadas

O especialista em nutrição sabe muito bem que cada paciente possui uma necessidade alimentar específica.


Uma vez que sua atuação se dá de forma próxima a um especialista nutrólogo (saiba mais sobre ele aqui), ele se torna capaz de montar um plano alimentar que supra todas as necessidades de seu paciente.


Quando se fala da criação de dietas, muitas pessoas – até mesmo as que irão passar pelo procedimento da bariátrica – pensam imediatamente em restrição alimentar.


Porém, isso não se aplica. Na realidade, é feita uma reeducação alimentar, expondo ao paciente todas as opções que ele possui para que seu corpo seja alimentado de forma a funcionar da melhor forma possível.


Ainda que haja o controle de quantidades, com o tempo esse fator passa a ser automático para o paciente – e não algo que ele deva fazer por obrigação.


Isso é muito importante para que, junto a um endocrinologista, os níveis hormonais do paciente que irá passar pela cirurgia bariátrica sejam equilibrados e a máxima redução de peso seja alcançada, minimizando riscos e otimizando os resultados.


Intervenções rígidas alimentares antes da cirurgia

Conforme dito, muitas vezes, em função da busca pelos melhores resultados possíveis, o especialista em nutrição pode atuar através de intervenções rígidas.


Ainda que o foco seja a reeducação alimentar, no caso da obesidade estar afetando drasticamente a qualidade de vida do paciente, pode ser que, para preservar sua saúde, haja a necessidade de restrições alimentares drásticas.


Ainda assim, a quantidade de nutrientes a ser ingerida pelo paciente é mantida saudável, permitindo que ele consiga atingir seus objetivos com saúde.


O mesmo pode ser dito após a cirurgia, uma vez que é preciso contar com uma dieta especial (líquida, pastosa e somente depois do período de recuperação inicial estar completo, sólida) e que não pode ser burlada.


Em suma, sem a atuação pontual desse profissional, há risco de vida.


Monitoramento pós-cirúrgico

Conforme dito, após a cirurgia é preciso que o paciente aposte em uma dieta totalmente voltada para sua recuperação.


Uma vez que parte do estômago (e do intestino) pode ser removido através da operação, é necessário que, por um tempo, o paciente aposte apenas em uma dieta líquida e evolua com o tempo para alimentos sólidos.


Sem o monitoramento correto do especialista em nutrição, pode ser que a saúde do paciente seja debilitada em função da restrição de nutrientes, além dos órgãos em questão serem feridos caso as recomendações sejam desrespeitadas.


É fundamental seguir a recomendação do nutricionista durante todas as etapas envolvidas no processo cirúrgico de uma bariátrica.

Bariátrica Acessível

Para você que deseja realizar a Cirurgia Bariátrica, de maneira particular, a Obesicenter desenvolveu um projeto de novas parcerias com hospitais e empresas de materiais hospitalares possibilitando a redução de custo da cirurgia.

QUERO AGENDAR
Cirurgia Bariátrica Baixo Custo - Obesicenter em São Paulo
Bariátrica Baixo Custo - Obesicenter em São Paulo

Quais planos são atendidos?

Informamos que este tipo de atendimento atende todos os planos através de reembolso particular!


Todo processo de solicitação, retorno e finalização do reembolso junto ao plano de saúde é acompanhado de perto com a equipe administrativa da Obesicenter, auxiliando o paciente do início ao fim de todo o processo.

QUERO AGENDAR
Share by: