Cardiologia
A especialidade cardiologia é parte fundamental do processo pelo qual um candidato de cirurgia bariátrica passa.
É através dela que se monitora, trata e otimiza o desempenho cardíaco do paciente, fatores que devem ocorrer desde o período pré-operatório, até o período de adaptação do paciente a uma nova rotina.
Afinal de contas, o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo e deve receber toda a atenção de que precisa, especialmente em um momento delicado como esse.
Entenda a função da especialidade cardiologia no que diz respeito a uma bariátrica
A cirurgia bariátrica é aquela que visa o combate à obesidade através de, na maioria das vezes, a adoção do corte de parte do estômago – e às vezes o intestino.
Ainda que existam métodos menos invasivos de se lidar com essa grave doença, como a implantação de um balão gástrico, por exemplo, esse ainda é o método mais comum através do qual se opera um paciente obeso.
Isso acontece uma vez que, em muitos casos, é preciso buscar uma solução drástica para que se busque preservar e otimizar a longevidade do paciente – sendo ideal discutir com seu médico as suas opções.
Dentre esses médicos está o cardiologista que, ao cumprir um papel fundamental em um time multidisciplinar voltado para a cirurgia bariátrica, atua sobre:
- Avaliação da função cardíaca;
- Exames pré-operatórios;
- Liberação cirúrgica;
- Risco cirúrgico.
- Ao compreender mais sobre cada um desses pontos, se torna mais simples entender qual é a atuação desse profissional no que diz respeito a melhores resultados para o paciente.
Avaliação da função cardíaca
Antes de qualquer coisa, o especialista em cardiologia precisa analisar a função cardíaca de seu paciente.
É apenas através de uma análise minuciosa que ele poderá compreender qual é o estado do coração do candidato à cirurgia, especialmente uma vez que pacientes obesos tendem a possuir certa fragilidade nesse órgão.
Situações adjacentes à doença da obesidade tendem a acometer os pacientes que sofrem com ela – e alguns exemplos disso se dão através de taxas insalubres de hipertensão e de glicose no sangue.
Isso pode desencadear a presença de doenças como infartos ou o diabetes na vida do paciente – doenças que podem levar à morte. A obesidade, em si, é a segunda maior causa de morte em todo o mundo, devendo ser combatida.
Para avaliar a função cardíaca de seus pacientes, o especialista em cardiologia pode solicitar que diversos exames sejam feitos, além de realizar a análise clínica de seu paciente, além de conversar diretamente com ele.
A fim de buscar os melhores resultados possíveis, é preciso ser honesto com seu cardiologista e expor a ele seu histórico médico.
Exames pré-operatórios
Existem diversos exames pré-operatórios que deverão ser feitos pelo paciente a fim de comprovar sua saúde cardíaca – que deve ser capaz de passar por um procedimento geralmente delicado da cirurgia bariátrica.
Um exemplo de exame que é sempre solicitado antes dessa – e qualquer cirurgia – é o eletrocardiograma. Porém, além dele, são feitos exames em função de mensurar o chamado risco cirúrgico, que será melhor explicado abaixo.
Seja como for, é de fundamental importância que todos os exames recomendados pelo cardiologista sejam feitos no período solicitado e apresentado aos demais médicos que compõem a equipe multidisciplinar.
Bariátrica Acessível
Para você que deseja realizar a Cirurgia Bariátrica, de maneira particular, a Obesicenter desenvolveu um projeto de novas parcerias com hospitais e empresas de materiais hospitalares possibilitando a redução de custo da cirurgia.
Quais planos são atendidos?
Informamos que este tipo de atendimento atende todos os planos através de reembolso particular!
Todo processo de solicitação, retorno e finalização do reembolso junto ao plano de saúde é acompanhado de perto com a equipe administrativa da Obesicenter, auxiliando o paciente do início ao fim de todo o processo.